"Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos consciencializados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.
A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementariedade biológica entre hábitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes."
(Fonte: Wikipédia [http://http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal])
A biodiversidade, como lido acima, é a diversidade de vida em determinada região. Na caatinga, essa biodiversidade é pequena, pois devido aos índices de umidade, continentalidade, temperatura, distribuição de chuvas e outros, o número de espécies que pode se adaptar aos obstáculos impostos consistem em um número relativamente baixo. Ainda não foram listadas todas as espécies da fauna e da flora da caatinga, mas se estima que existam cerca de 2.000 espécies de plantas de todos os tipos e foram catalogadas 1.785 espécies de animais. Esses números representam a biodiversidade da caatinga, e revelam que ela já é pouco biodiversa, pode ser menos ainda se o desmatamento nessa área continuar a progredir como o faz atualmente.
(Fonte: Biosfera da Caatinga [http://www.biosferadacaatinga.org.br/])
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Caro amigo, acho que vc deveria ler esse artigo da Prof. Ana Maria da UFES. Por Favor não poste que a caatinga tem baixa diversidade pois isso é um erro grave. Ja são listadas mais de 5.300 espécies de plantas para o semi-árido brasileiro. http://www.uefs.br/ppbio/cd/portugues/introducao.htm
quanta idiocracia. pessoas sem estudo tecendo comentários e propagando informações equivocadas como esse blog.
Af, não posta coisas sem fundamento, se eu fosse pelo seu comentario ia tirar 0,0 no meu trab. de geografia !!
Postar um comentário