terça-feira, 9 de outubro de 2007

Hey, everybody!! Venho por esta adicionar mais algumas informações sobre ervas que nós plantamos e que não têm suas informações contidas na nossa apresentação nem no nosso trabalho. Preferi postá-las cruas para agilizar o acesso a elas. Sem mais delongas, são as ervas:
  • Camomila
  • Erva Cidreira
  • Orégano

Camomila

Sua origem mais provável é a Europa, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou.

É anual, possui uma haste ereta cresce de 25 a 50 cms com folhas delgadas e bem recortadas, suas flores lembram pequenas margaridas brancas. Planta de clima temperado, se dá bem em locais onde faça um pouco de frio,com sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis; assegura a saúde das plantas ao redor, convive bem com as couves, cebolas, mentas e repolho.

Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido "chazinho de camomila" é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene.

Erva Cidreira

Floresce no final do Verão. A Erva-Cidreira, também conhecida pelo nome popular "Melissa", é uma planta da mesma família e que têm aspecto semelhante à hortelã, medindo entre 30 e 60 cm de altura, podendo, em certos casos, ultrapassar essa altura. Nativa da região sul da Europa e Mediterrâneo, suas folhas diferem da hortelã por terem um tom mais claro e serem maiores. As folhas possuem fragrância e sabor característicos semelhantes ao limão. Suas flores são pequenas, de cor branca ou rosada, seu odor atrai as abelhas.

A Erva-Cidreira têm propriedades calmantes, sedativas e também pode ser útil em casos de resfriados com febre (febrífugo). Também pode ser utilizado para combater estresse, problemas gastrintestinal e insônia. Na medicinal popular, também acredita-se que esfregando folhas de Erva-Cidreira pelo corpo pode ajudar a repelir mosquitos. Muito utilizada na forma de chás e óleo essencial na aromaterapia.


Orégano

Origanum vulgare, conhecido popularmente por orégano (Brasil) ou orégão (Portugal), é uma erva perene e aromática, parecida com a marjolane francesa, e muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.

Orégano tem alta atividade anti-oxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides.É um ingrediente imprescindível da culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate,vegetais refogados, carne e é claro na pizza . Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.