quarta-feira, 23 de maio de 2007

Erosão na Caatinga

"A erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este actua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõe o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d'água.
A erosão destrói os solos e as águas e é um problema muito sério em todo o mundo. Devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema. Em solos cobertos por floresta a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação."



(Fonte: Wikipédia [http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal])





A erosão é um problema que assola a caatinga, pois seu solo já é muito descoberto, e os ventos e chuvas na região podem fazer as dunas avançarem sobre a caatinga, causando desertificação.



Caatinga em processo de desertificação.



"Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto.



[...]



Origina-se, no caso de desertos arenosos, a partir do empobrecimento do solo e conseqüente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso. No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões. Conforme a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação foi definida como sendo a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas resultantes de factores diversos tais como as variações climáticas e as actividades humanas."



(Fonte: Wikipédia)



Algumas pequenas porções de um solo mais fértil é usado para plantação, e com forte irrigação consegue se plantar café, manga e outras frutas com sucesso. Quando se tira a vegetação original de determinada região para destiná-la à prática de agricultura, o solo fica mais descoberto e a erosão se intensifica, podendo levar à desertificação.

Nenhum comentário: