quarta-feira, 23 de maio de 2007

Biodiversidade da Caatinga

"Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos consciencializados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Refere-se à variedade de vida no planeta
Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.
A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementariedade biológica entre hábitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes."

(Fonte: Wikipédia [http://http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal])



A biodiversidade, como lido acima, é a diversidade de vida em determinada região. Na caatinga, essa biodiversidade é pequena, pois devido aos índices de umidade, continentalidade, temperatura, distribuição de chuvas e outros, o número de espécies que pode se adaptar aos obstáculos impostos consistem em um número relativamente baixo. Ainda não foram listadas todas as espécies da fauna e da flora da caatinga, mas se estima que existam cerca de 2.000 espécies de plantas de todos os tipos e foram catalogadas 1.785 espécies de animais. Esses números representam a biodiversidade da caatinga, e revelam que ela já é pouco biodiversa, pode ser menos ainda se o desmatamento nessa área continuar a progredir como o faz atualmente.

(Fonte: Biosfera da Caatinga [http://www.biosferadacaatinga.org.br/])

4 comentários:

Carvalho AT disse...

Caro amigo, acho que vc deveria ler esse artigo da Prof. Ana Maria da UFES. Por Favor não poste que a caatinga tem baixa diversidade pois isso é um erro grave. Ja são listadas mais de 5.300 espécies de plantas para o semi-árido brasileiro. http://www.uefs.br/ppbio/cd/portugues/introducao.htm

Unknown disse...

quanta idiocracia. pessoas sem estudo tecendo comentários e propagando informações equivocadas como esse blog.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliah Prado disse...

Af, não posta coisas sem fundamento, se eu fosse pelo seu comentario ia tirar 0,0 no meu trab. de geografia !!